Empreendedorismo Social

Como Empresa no setor 2.5 Nascemos Para Apoiar Causas Sociais ao Redor do Mundo

doug-linstedt-135670-unsplash-min-copyright.jpg

Missão

Onde há missão, há transformação.

Promovemos o desenvolvimento humano, social e ambiental por meio de projetos inovadores que oferecem apoio financeiro, educacional e emocional a pessoas e organizações em situação de vulnerabilidade, mobilizando redes de solidariedade, conhecimento e ação global

jeffrey-eisen-271222-unsplash-min-copyright.jpg

Visão

Onde há visão, há futuro.

Ser uma força catalisadora de projetos socialmente responsáveis, capazes de gerar renda, inclusão, dignidade e sustentabilidade, criando legados de prosperidade que transformem vidas por gerações. Buscamos impactar mais de 10.000 Causas Sociais no mundo.

 

bill-wegener-287873-unsplash-min-copyright.jpg

Valores

Cada valor é uma semente.

Respeito pela Dignidade Humana
Valorizamos cada pessoa e promovemos inclusão com empatia.

Integridade nas Relações
Agimos com verdade, ética e transparência em tudo o que fazemos.

Economia de impacto

Somos mais que uma organização — somos um movimento de consciência, ação e esperança.

A Sensibiliza, é uma empresa inovadora que compartilha uma pespectiva visionária para quem busca compreender o mercado dois e meio. Essa categoria 2.5 nasceu entre a década de 90 e o início dos anos 2000. Nos anos seguintes diferentes países lançaram modelos de negócios idealizados nos moldes de empresa social e do setor 2.5. 

  1. Década de 1990:
    O conceito começou a emergir em meio a discussões sobre modelos de negócios mais sustentáveis e socialmente responsáveis. Foi nessa época que o mundo percebeu que nem o setor privado nem o público isoladamente eram suficientes para resolver desafios sociais complexos, como pobreza, saúde, e educação.

  2. Início dos anos 2000:
    Países como os Estados Unidos, Índia e alguns da Europa começaram a implementar modelos híbridos, muitas vezes inspirados pelo crescimento de movimentos como o de empresas B Corporations (negócios que equilibram lucro e impacto social). A ideia de “empresas sociais” também ganhou força, inspirada por pioneiros como Muhammad Yunus, com o Grameen Bank.

  3. Cenário Global:
    Embora o conceito tenha surgido de forma mais estruturada em países economicamente desenvolvidos, a necessidade de integração de impacto social e lucro acabou sendo mais evidente em economias emergentes, onde a desigualdade e a ausência de serviços essenciais pressionaram o mercado a buscar soluções novas.

O setor 2.5 ainda é relativamente jovem, mas sua filosofia está crescendo exponencialmente com empresas posicionadas como a Sensibiliza.

Em agosto de 2023, o governo Brasileiro lançou um marco regulatório para a economia de impacto, com o objetivo de aumentar o volume de crédito destinado à criação de negócios de impacto. O Decreto nº 11.646, de 16 de agosto de 2023, instituiu a Estratégia Nacional de Economia de Impacto e o Comitê de Economia de Impacto, conforme “in verbis”: 

“Art. 3º  Para fins do disposto neste Decreto, considera-se:

I – economia de impacto – modalidade econômica caracterizada pelo equilíbrio entre a busca de resultados financeiros e a promoção de soluções para problemas sociais e ambientais, por meio de empreendimentos com impacto socioambiental positivo, que permitam a regeneração, a restauração e a renovação dos recursos naturais e a inclusão de comunidades, e contribuam para um sistema econômico inclusivo, equitativo e regenerativo;

II – investimentos de impacto – mobilização de capital público e privado para negócios de impacto;

III – negócios de impacto – empreendimentos com o objetivo de gerar impacto socioambiental e resultado financeiro positivo de forma sustentável; e

IV – organizações intermediárias – instituições que ofereçam suporte aos negócios de impacto e que facilitem e apoiem a conexão entre a oferta por investidores, doadores e gestores, e a demanda de capital por negócios que gerem impacto socioambiental”.

O setor 2,5 atua entre os modelos tradicionais ligados ao segundo setor, que se foca muito na lucratividade, juntamente com a iniciativa social, dando um propósito a empresa. Vamos explorar esse setor 2,5 para que você entenda um pouco melhor:

Uma das principais características da sensibiliza como empresa 2,5 é, além de gerar impacto social como também ambiental positivo, ao mesmo tempo em que buscar lucratividade e crescimento financeiro do seu negócio baseado em capitalismo inclusivo.

O que é o setor 2,5?

O setor 2,5 é um termo utilizado para descrever empresas que se encontram entre o segundo e o terceiro setor. O segundo setor é composto por empresas com fins lucrativos, enquanto o terceiro setor é composto por organizações sem fins lucrativos.

A Sensibiliza atuante no setor 2,5 é uma organização que utiliza de produtos, infoprodutos e serviços como influência para resolver problemas sociais ou ambientais, ao mesmo tempo em que busca lucratividade sobre suas ações.

O setor 2,5 é um setor amplo e com muito potencial de crescimento, considerando que ele oferece uma série de vantagens para a Sensibiliza como empresa, como também para a sociedade e o meio ambiente.

  • Sobre a sociedade: o setor 2,5 oferece a oportunidade de resolver problemas sociais e ambientais. A Sensibiliza como empresa atuante no setor 2,5 contribui para o desenvolvimento social, a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a proteção do meio ambiente.

  • Sobre o meio ambiente, o setor 2,5 oferece a oportunidade de promover a sustentabilidade. A Sensibiliza atuante no setor 2,5 adota práticas que reduzem o impacto ambiental de seus negócios, contribuindo para a preservação do planeta.

  • Sobre a lucratividade: o setor 2,5 oferece a oportunidade de gerar lucro e, ao mesmo tempo, causar um impacto positivo no mundo, é isso que a Sensibiliza faz. Isso pode ser feito por meio dos produtos, infoprodutos e serviços que resolvem problemas sociais ou ambientais, ou por meio de práticas de gestão que são sustentáveis.

O crescimento do setor 2,5

No Brasil, o setor vem ganhando cada vez mais visibilidade, com o surgimento de novas empresas e iniciativas, e a Sensibiliza é uma delas. O desenvolvimento da Sensibiliza como organização atuante no setor 2,5 é uma forma de compreensão das mudança de comportamento da sociedade. Como empresa sabemos que é possível causar impacto social, sem deixar de lucrar por conta disso.

Não apenas a Sensibiliza mas todas as empresas do setor 2,5 têm o potencial de causar grande impacto nos lugares que estão inseridas e atuantes. Elas podem contribuir com soluções de problemas sociais e ambientais, gerando lucro e conscientização para cada vez mais pessoas. Como empresa, este é o papel da Sensibiliza, atuar fortemente em ações sociais que gerem lucratividade, e também impacto positivo no mundo.